Traduzimos, simplificamos e comunicamos evidências científicas para audiências que podem gerar impacto com elas.

O que é a tradução do conhecimento?

  • 1

    Termos dificeis ou técnicos impedem a compreensão do conteúdo e brecam decisões
  • 2

    A tradução do conhecimento transforma o que é complexo em algo facilmente compreendido
  • 3

    A pessoa finalmente entende o que lê e se sente segura para discutir o assunto
  • 4

    E toma uma decisão bem informada. Ex.: investir em um projeto, implementar uma intervenção ou programa, formular políticas

Por que isso importa?

Estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade de Cambridge mostra que um artigo científico pode levar 17 anos (!) para gerar uma intervenção em saúde – e apenas 14% chegam lá. Por conta desta dificuldade de transformar evidências em soluções práticas, 85% de todo o investimento em pesquisas em saúde se perde, segundo um estudo do periódico médico britânico Lancet – sem contar as outras dezenas de áreas do conhecimento. Isso gera um desperdício de cerca de 200 bilhões de dólares por ano.
seta para baixo

Dificuldades para alcançar o impacto

De acordo com o mesmo estudo da Universidade de Cambridge, os fatores abaixo são os principais responsáveis pelas falhas de comunicação entre pesquisadores e os públicos que podem gerar mudanças na sociedade com os resultados das pesquisas:

• Em geral, cientistas não falam a mesma língua e não utilizam os formatos mais apropriados e atraentes para sensibilizar quem pode aplicar e utilizar as evidências científicas;
• As pesquisas raramente levam em consideração as necessidades práticas e diárias dos tomadores de decisão e dos formuladores de políticas públicas;
• Dificilmente os pesquisadores envolvem os públicos-alvo de suas pesquisas ao longo do desenvolvimento de seus estudos.
seta para baixo

Por que somos inovadores?

Somos os primeiros do Brasil a aplicar técnicas de tradução do conhecimento (Knowledge Translation), um conceito originado no campo da pesquisa em saúde, para todas as áreas do conhecimento. Para nós, todo entendimento é o primeiro passo para a ação.
seta para baixo

Nossa experiência

Foto da Maria Paola de Salvo

Maria Paola de Salvo

Fundadora

Jornalista premiada, Paola é especialista em Knowledge Translation certificada pela Universidade de Toronto e pelo Sick Kids Hospital no Canadá.

Tem 18 anos de experiência na tradução de assuntos e temas complexos em artigos, textos, infográficos, fact sheets e apresentações fáceis de entender. Grande entusiasta da comunicação como uma ferramenta para transformar e melhorar a realidade, Paola tem dedicado toda sua carreira a este objetivo.

Ela é graduada pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Comunicação, Mídia e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) em Londres, onde morou e trabalhou por um ano e meio para consultoria e ONG internacionais.

Em seus 11 anos como repórter e editora, sete em revistas da Editora Abril, publicou mais de 300 matérias, 42 capas e ganhou dois prêmios de jornalismo. Boa parte das reportagens de sua carreira tinham o desafio de traduzir conceitos técnicos difíceis para o leitor leigo, usando analogias e exemplos. Na Quatro Rodas, Paola mostrou e explicou como o grave problema ergonômico de um carro poderia decepar dedos do motorista, o que motivou um recall de 400.000 veículos pela Volkswagen.

Paola também trabalhou por cinco anos como gerente e diretora de comunicação da Global Health Strategies, consultoria da Fundação Bill & Melinda Gates no Brasil e de outras fundações internacionais. Responsável pelo gerenciamento e divulgação de um dos projetos da Fundação Gates no Brasil, o Grand Challenges, ela desenvolveu estratégias para traduzir resultados científicos dos projetos financiados em informações úteis para a formulação de políticas públicas na área da saúde.

Fundadora da Easytelling e Professional Certificada em Knowledge Translation por:

logo knowledge translation professional certificate logo sickstudy logo university of toronto logo dna usp

“É necessária colaboração ativa e em rede entre os setores de pesquisa e a política. A interligação de informações é crucial para a tomada de decisões políticas.”

Angela Merkel
ex-chanceler da Alemanha

“A confiança na ciência e nos processos de tradução de conhecimento são cruciais para promover o uso das melhores evidências científicas disponíveis e a tomada de decisões de maneira ágil e oportuna.""

OMS
Organização Mundial da Saúde

“É necessária colaboração ativa e em rede entre os setores de pesquisa e a política. A interligação de informações é crucial para a tomada de decisões políticas.”

Angela Merkel
ex-chanceler da Alemanha

“A confiança na ciência e nos processos de tradução de conhecimento são cruciais para promover o uso das melhores evidências científicas disponíveis e a tomada de decisões de maneira ágil e oportuna”

OMS
Organização Mundial da Saúde

Para quem é a EasyTelling

Organizações que investem em pesquisa

A EasyTelling ajuda organizações que investem em pesquisa a mapear os resultados dos estudos financiados e a comunicar suas evidências de uma maneira rápida, fácil e atraente. Ao comunicar ciência de uma forma acessível, aumentamos as chances de impacto na sociedade e de retorno sobre o investimento (ROI) para as organizações que financiam pesquisas.

Saiba Mais

Cientistas e Pesquisadores

A EasyTelling auxilia o pesquisador a selecionar as evidências com maior potencial de serem aplicadas na sociedade e a comunicar esses resultados de uma maneira fácil e atraente para o público certo: aquele que tem mais chances de gerar impacto com eles, como gestores, técnicos, financiadores e outras audiências de fora da academia. Com isso, contribuímos para aumentar a visibilidade da pesquisa, seus impactos e importância, ampliando as chances de financiamento para a continuidade de projetos ou para novos estudos.

Saiba Mais